Facebook na Educação



O porquê e o como de usar o Facebook para Educadores

Não precisa ser amigo de todos!


Traduzido de: http://theedublogger.com/2011/05/11/the-why-and-how-of-using-facebook-for-educators-no-need-to-be-friends-at-all/

Algumas das razões para usar o Facebook na educação
- O fato é que a maioria dos seus alunos e seus pais provavelmente estão no Facebook
- Mesmo quando as escolas têm uma política contra ser "amigos" on-line, existem ferramentas que você pode usar que não vão violar esta política
- fortes opções de privacidade que você pode configurar para que apenas aqueles que você deseja possam acessar suas informações.
- Temos a obrigação, como educadores, de modelar o comportamento online adequado aos nossos alunos

1- Devemos ser "amigos" dos alunos?

Esta é certamente uma questão muito debatida.
Algumas escolas tem uma política que não permite que professores adicionem seus alunos comoamigono Facebook. Mas, acreditamos que, se feito com responsabilidade, é possível ter os alunos nesta rede social, com algumas vantagens.
  • Conhecê-los sob uma luz totalmente diferente - alunos compartilham seus gostos, hobbies e muito mais. Não deixa de ser uma forma de chegar a todos os alunos, conhecê-los melhor e poder usar suas experiências em sala de aula.
  • Criar um ambiente aberto e de apoio - os alunos poderão enviar-lhe uma mensagem de bate-papo rápido, enviar uma pergunta sobre o conteúdo, da atividade/tarefa que estão fazendo, mesmo depois de terminada a aula...
  • Manter contato com os alunos mesmo depois das aulas, do curso ou da formatura.

2- Manter segurança e privacidade do "amigo" estudante no facebook

Opção 1: Usar listas de manter algumas coisas privadas
Para configurar uma lista de todos os seus alunos que você vai manter certas restrições.
1. Clique em Amigos na barra lateral esquerda após fazer login no Facebook
2. Clique em Editar Amigos na parte superior direita
3. Clique em + Criar uma lista (no mesmo local que o botão da etapa 2)
4. Adicione todos os seus alunos para a lista que você acabou de criar. Pode incluir ou excluir nomes, clicando na lista e depois em "Editar lista" (canto superior direito).
5. Em Gerenciar ListaEscolha tipos de atualização.
Uma grande facilidade de um grupo/lista é poder enviar mensagens para todos ao mesmo tempo.
6. Em Conta - Personalizar configurações e Privacidade. Defina o que cadaamigopode ver e o que você não quer que eles vejam .

Opção 2: Set-up uma segunda conta apenas para seus alunos (e pais)
Muitas escolas e especialistas estão recomendando que os professores criem uma nova conta facebook apenas para usar em suas vidas profissionais.
Isso pode funcionar, mas você terá que manter-se conectado a mais de uma conta. Neste caso, pode uma conta usando seu endereço de e-mail institucional, ou da escola e permitir comoamigoos alunos e os pais.

3- Crie Páginas no facebook
Ainda melhor do que ter os alunos comoamigoon-line é a criação de uma página de fãs.
Páginas de fãs permitem distribuir anúncios, blogs, eventos, trabalhos e mais direto para as "transmissões ao vivo" daqueles que são membros de sua página.
Isto é melhor do que usar o seu perfil pessoal, pois não necessidade de os pais ou os alunos seremseus amigospara obter as atualizações, e pode realmente ser usado para desenvolver uma comunidade online em torno de sua turma ou escola.

Como criar uma página no Facebook

1. Entre na sua conta do Facebook
2. Ir para facebook.com / pages
3. Clique em "Criar uma página" no canto superior direito
4. Escolha a categoria
5. Siga os passos na tela para começar

Se tiver um blog ou website, adicionando o "caixa como"

Uma das melhores maneiras de deixar seus alunos e os outros saibam sobre sua página de é colocar uma "caixa como" em seu blog, wiki, ou site.


1. Para obter o código necessário para a sua caixa
2. Digite a URL ou o link para sua página do facebook
3. Escolha se você quer mostrar a corrente - isto irá mostrar as mensagens mais recentes no mural de sua página no Facebook
4. Alterar o tamanho e decidir sobre as outras opções disponíveis
5. Clique em Obter o código e copie o código iFrame do top box
6. Em um blog, cole o código na aba HTML de uma página ou postar, ou em um widget de texto em branco na barra lateral
7. Este código deve também ser capaz de ser colado na maioria dos wikis e sites - procure informações ajuda no código de incorporação para mais informações.

4- Grupos - Uma alternativa para Páginas

Muitos educadores preferem Grupos sobre Paginas. Os membros do grupo coloca seus membros mais como criadores de conteúdo colaborativamente, enquanto a página pode colocar o professor como mediador final de conteúdo

Como criar um grupo de

Criação de um grupo é um processo rápido.
1. Faça login em sua conta do Facebook.
2. Clique em grupos na Lateral esquerda.
3. Ou, visite Facebook.Com / grupos .
4. Clique em "Criar grupo" e siga as instruções na tela.
Entrando no grupo, na aba superior você terá acesso aos Membros, eventos e fotos do grupo. No item Configurações b pode enviar mensagem, configurar permissões e privacidade do grupo.
 

O grande debate Facebook

Muitos educadores e pais têm opiniões divergentes sobre o uso do Facebook nas escolas.
Alguns dizem que é uma distração, uma mistura desnecessária de lazer e aprendizagem, e até mesmo perigoso. Outros percebem o poder de alcançar os alunos e entendem que pode ser uma maneira de manter os pais informados e incentivar a sua participação no processo de aprendizagem.
Eu, Carmen, acredito que, por si só, nada é bom ou ruim. Tudo depende do como, do quando e com quem....

E você, o que pensa sobre isso?

 

 Página do Curso de Pós Graduação em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino - Polo UaB Caçador https://www.facebook.com/groups/1469386816638157/    
Imagem da página facebook - Prozac Virtual
Veja também: http://www.diretoriadecaieiras.com/index.php/tecnologia/264-dicas-de-como-usar-o-facebook-na-educacao

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário